terça-feira, 7 de agosto de 2018

Especialidade de bactérias

                                         



1. Quais as principais características de uma bactéria que a colocam num reino separado dos demais seres vivos? 

r- As bactérias são encontradas em qualquer tipo de meio = mar, água doce, solo, ar e, inclusive no interior de muitos seres vivos. Juntamente com as cianobactérias e arqueobatérias, fazem parte do reino monera. São classificados separados dos outros reinos por serem muito simples unicelulares e com célula procariótica (sem núcleo definido). Esses seres microscópicos são geralmente menores do que micrômetros (1um = 0,001 mm). 

2. Através de desenhos ou figuras, identificar as principais estruturas de uma célula bacteriana. 
Resultado de imagem para Através de desenhos ou figuras, identificar as principais estruturas de uma célula bacteriana.
3. Esquematize as 4 principais formas de bactérias. 

r- As bactérias podem viver livres ou em colônias. As principais formas livres conhecidas são os cocos, bacilos, espirilos, vibrião. 

4. O que são bactérias gram-negativas e gram-positivas? 

r- As bactérias gram´-positivas possuem uma grande celular mais espessa e constituição química formada por polipeptídeo, açúcares animados e fosfato de ribitol. 
As bactérias gram-negativas possuem a mesma constituição química das positivas, além disso, apresentam ainda 10 a 20 % de lipoide . As bactérias gram-negativas são importantes pois formam o maior número de bactéria patogênicas ao ser humano. 

5. Explicar as formas de reprodução das bactérias. Quais as principais condições ambientais para uma bactéria se reproduzir? 

r- As bactérias podem se reproduzir por diversas formas, sendo: Reprodução sexuada; Transformação- (a bactéria absorve moléculas de DNA dispersas no meio. Esse DNA pode ser proveniente por ex= de bactérias mortas). Transdução- (moléculas de DNA são transferidas de uma bactéria a outra usando vírus como vetores, ou conjunção (pedaços de DNA passam de uma bactéria para uma receptora. 
Reprodução Assexuada: Divisão binária- (as bactérias se reproduzem assexualmente por divisão binária. Nesse processo, a célula bacteriana duplica seu cromossomo e se divide ao meio, originado duas novas bactérias idênticas a ela).
Esporulação- ( algumas espécies de bactérias originam, sob certas condições ambientais,estruturas resistente denominadas esporos. A célula que origina o esporo se desidrata, forma uma parede grossa e sua atividade metabólica torna-se muito reduzida. Certos esporos são capazes de se manter em estado de dormência por dezenas de anos). 

6. Como ocorre a alimentação e respiração das bactérias? 

r- A maioria das especies de bactérias apresentam nutrição heterotrófica, alimentando-se de moléculas orgânicas produzidas por outros seres vivos. A respiração ocorre de forma aeróbicas= é um processo biológico de obtenção de energia em que a célula degrada moléculas orgânicas com a participação de do gás oxigênio (O2). Anaeróbicas = é um processo biológico de obtenção de energia semelhante à respiração aeróbica, mas que diferente desta por não utilizar gás oxigênio e sem substâncias inorgânicas; estes são aceptores finais dos hidrogênios liberados na oxidação das moléculas orgânicas.

7. Cite 3 bactérias que podem trazer prejuízos ao homem. explique porquê. 


  • Meningococo -causa a meningite meningocócica 
  • Leptospira interrogans - causa a leptospirose 
  • Bacilo-de-Hansen - causa a hanseníase (lepra) 

8. Cite 3 bactérias benéficas ao homem. Explique porquê. 

  • Bactérias lactobacillus: fazem parte da produção da coalhada, iogurte, vinho,queijos e vinagre. 
  • Bactérias mutualística: a maioria vive no intestino humano, fazendo parte da flora intestinal.
  • Bactéria propionibacterium freudenreichii: usada para sintetizar a vitamina B12 

9. Cite 1 história bíblica que apresenta uma doença bacteriana. 

r- Jó 2;7 - saiu, pois, satanás da presença do Senhor, e feriu Jó de úlceras malignas, desde a planta do pé até o alto da cabeça. 

10. Cite 5 doenças bacterianas e alguns cuidados que temos que ter para evitá-las.


  • Tuberculose - é causada pelo bacilo de koch (mycobacterium tuberculosis), atacando os pulmões. Cuidados- tomar a vacina BCG logo no primeiro mês de vida, para prevenir a doença. 
  • Lepra ou hanseníase- É transmitida pelo bacilo de hansem (mycobacterium lepra) e causa lesões na pele e nas mucosas. Prevenção- através do diagnostico precoce, tratamento e educação sanitária (exame precoce dos contatos intradomiciliares) e vacinação pela BCG.
  • Difteria-causada pelo bacilo diftérico- causando infecção grave do nariz e da garganta. A única maneira de se prevenir é com a vacinação. 
  • Coqueluche- causada pela bactéria bordetella pertuissis. causa infecção altamente contagiosa do trato respiratório. A melhor forma de se prevenir é através da vacina a partir de dois meses de idade. 
  • Tétano- é produzido pelo bacilo do tétano (clostridium tetani) que pode penetrar no organismo por ferimentos na pele ou pelo cordão umbilical quando cortado por aparelhos não esterilizados. A melhor forma de se prevenir é através da vacina antitetânica. 

11. Qual a importância de não se usar antimicrobianos sem prescrição médica? 

r- O uso inadequado de antibióticos é um agravante que pode fortalecer as bactérias e torna-las resistentes, ao invés de combate-las.  

10 comentários: